O que é Qualidade, afinal?

Do latim qualitate, Qualidade é um conceito subjetivo e vai depender do ponto de vista de quem busca, podendo ser  a propriedade de  qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc, há varias definições de diferentes autores, podendo ser , Qualidade é adequação ao uso” dada por  Juran ou “Qualidade é conformidade às especificações” por Philip Crosby


Porém a que eu utilizo mais é a dada por Noriaki Kano Produtos e serviços que atendem ou excedem as expectativas do consumidor” , afinal vai depender de atender ou não as expectativas do cliente, muitas pessoas quando se referem a qualidade sempre fazem comparações, tal coisa é melhor que outro porque...

E o caminho é exatamente esse, quando uma pessoa recebe a indicação de um restaurante por exemplo, já cria mil expectativas, chegando no lugar ele vai ter três possibilidades que serão dadas pelo balanceamento entre a expectativa gerada por ele e qual  a realidade que encontrará .

  1. Ao chegar e receber um atendimento abaixo da expectativa irá ver como  FRUSTRAÇÃO 
  2. Ao chegar e receber um atendimento igual a expectativa irá ver como  QUALIDADE  
  3. Ao chegar e receber um atendimento superior a expectativa irá ver como EXCELÊNCIA 

Afinal o foco principal da qualidade é exatamente o CLIENTE, para tanta as organizações sempre estão buscando melhorar seus processos, seus produtos e serviços, para que entrem em um padrão de conformidade para obtenção de seus objetivos.
E então consegui atender suas expectativas sobre qualidade ?

Comentários

Postagens mais visitadas