Feedback ou crítica, qual a diferença?
Hoje em qualquer área se fala muito em Feedback ou como já vi em alguns locais um “Feedback Positivo” do outro lado nós teríamos a Crítica ou “Feedback Negativo” como preferem chamar, mais ai fica pergunta? Como diferenciar uma crítica de um feedback?
Já tive treinamentos do qual o interlocutor foi veemente em dizer que
Critica e Feedback são a mesma coisa, que depende de como a pessoa o
recebe, pois todo ser humano não gosta de receber críticas e dependendo
de como ele receber poderá ajuda-lo ou prejudica-lo. Bem nunca concordei
com esse ponto de vista, porém cada um tem sua visão e estou aqui para
passar a minha, essas duas maneiras, bastante diferentes, de informar
colegas profissionais sobre seu desempenho têm efeitos bastante
marcantes na performance das equipes e individualmente.

O feedback
tem como principal característica oferecer alternativas para melhorar o
que não está tão bom de modo a ajudar o indivíduo a se desenvolver,
dando opções para que ele corresponda à expectativa de quem o assiste,
quer seja um empregador ou uma banca de monografia ou até mesmo um
amigo, sempre apontando da maneira mais neutra possível (as vezes nem
tanto assim), onde houve falhas e quais são as possibilidades ou
alternativas de melhora.
E quais são os resultados?
Só
dá resultados positivos para todos os envolvidos, além de contribuir
para o desenvolvimento das relações de confiança dentro do ambiente,
aplicado de forma correta não relata apenas aquilo que precisa ser
melhorado, mas também analisa e expõe o que está sendo bem realizado. Ou
seja, elogios também fazem parte de um bom feedback, como se faz
normalmente primeiro de elogia as coisas boas e depois se mostra os
erros, desta maneira, o profissional se abre, relata inseguranças e pode
ser ajudado pelos demais que sejam colegas ou seus superiores fazendo
desta forma, com que ele mude suas atitudes, e também tenha a chance de
produzir mais e melhor, pois o bom feedback ajuda a criar autoconfiança.
A crítica,
por outro lado, se refere somente ao que está errado, sem oferecer
possibilidades de melhoria o que é pior, não está nem fundamentada em
dados e constatações é o famoso “EU ACHO”, o que aumenta ainda mais o
seu poder de destruição, tendo como foco o indivíduo, o foco do feedback
é a situação.
E quais são os resultados?
Apenas ressalta o aspecto negativo, sem oferecer soluções, e ignora o lado positivo do trabalho do profissional.
O passos para dar um Feedback?
1 - Como e quando? É
importante ficar atento ao momento e ao local adequado, lugares com
outras pessoas que não estão envolvidas no processo e momentos de tensão
devem ser evitados, pois para que seja mais válido não é bom que haja
interrupções durante o processo. Use linguagem direta, sem rodeios não
dê a volta ao mundo, além de tornar a situação ainda mais enfadonha
ainda, pode gerar mais tensão desnecessária, anote suas constatações e
comente por itens é o mais recomendado. Ressalte os pontos positivos
antes de partir para as observações de melhoria (muita gente faz o
contrário), isso é importante para que a pessoa não se prenda somente ao
fato negativo a motivando para continuar a melhorar sempre seu
trabalho, e o mais importante dê sempre as alternativas para que os
resultados necessários sejam atingidos, não esqueça focar na tarefa, e
não na pessoa.
2 - Estipule tempo? Não
pode ser uma coisa demorada, seja claro e objetivo. Além disso,
estipule tempo também para os próximos Feedbacks, não faça de ano em ano
e sim todas as vezes que houver necessidade, seja quinzenal, mensal ou
trimestral, não demore mais que isso, afinal as equipes não param quer
seja no mundo organizacional ou educacional.
3- Não faça comparações? Ninguém
gosta de ser comparado, ainda mais se for de forma negativa, apesar de
ser algo natural do ser humano fazer comparações, dentro ou fora do
mundo organizacional, comparamos o tempo todo, mas tome muito cuidado
para que isso não ocorra no momento do Feedback afinal queremos
resultados positivos e não o inverso.
4- Tenha empatia? Se
coloque no lugar da pessoa que irá receber esse Feedback, não é fácil
ainda mais se o trabalho se desenvolveu de forma ruim, meça suas
palavras, seja cordial, fale de forma educada, calma, pausadamente, não
fale de qualquer forma e principalmente, principalmente se tiver de
falar na frente de todos.
5 - Seja específico ? Não
generalize , cada funcionário de um grupo tem o seu perfil e os seus
erros, aponte exatamente o que está errado e o que deve fazer para
melhorar, pois caso contrário a pessoa pode não entender o que de fato
está acontecendo e aquele Feedback não trará nenhum retorno.
Bem é isso, espero que tenham gostado e aguardo o Feedback e até a próxima.
Klinger Duarte.
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