Feedback ou crítica, qual a diferença?

      Hoje em qualquer área se fala muito em Feedback ou como já vi em alguns locais um “Feedback Positivo” do outro lado nós teríamos a Crítica ou “Feedback Negativo” como preferem chamar, mais ai fica pergunta? Como diferenciar uma crítica de um feedback?

     Já tive treinamentos do qual o interlocutor foi veemente em dizer que Critica e Feedback são a mesma coisa, que depende de como a pessoa o recebe, pois todo ser humano não gosta de receber críticas e dependendo de como ele receber poderá ajuda-lo ou prejudica-lo. Bem nunca concordei com esse ponto de vista, porém cada um tem sua visão e estou aqui para passar a minha, essas duas maneiras, bastante diferentes, de informar colegas profissionais sobre seu desempenho têm efeitos bastante marcantes na performance das equipes e individualmente.



O feedback tem como principal característica oferecer alternativas para melhorar o que não está tão bom de modo a ajudar o indivíduo a se desenvolver, dando opções para que ele corresponda à expectativa de quem o assiste, quer seja um empregador ou uma banca de monografia ou até mesmo um amigo, sempre apontando da maneira mais neutra possível (as vezes nem tanto assim), onde houve falhas e quais são as possibilidades ou alternativas de melhora.

 E quais são os resultados?  
Só dá resultados positivos para todos os envolvidos, além de contribuir para o desenvolvimento das relações de confiança dentro do ambiente, aplicado de forma correta não relata apenas aquilo que precisa ser melhorado, mas também analisa e expõe o que está sendo bem realizado. Ou seja, elogios também fazem parte de um bom feedback, como se faz normalmente primeiro de elogia as coisas boas e depois se mostra os erros, desta maneira, o profissional se abre, relata inseguranças e pode ser ajudado pelos demais que sejam colegas ou seus superiores fazendo desta forma, com que ele mude suas atitudes, e também tenha a chance de produzir mais e melhor, pois o bom feedback ajuda a criar autoconfiança.

A crítica, por outro lado, se refere somente ao que está errado, sem oferecer possibilidades de melhoria o que é pior, não está nem fundamentada em dados e constatações é o famoso “EU ACHO”, o que aumenta ainda mais o seu poder de destruição, tendo como foco o indivíduo, o foco do feedback é a situação.

E quais são os resultados?
  Apenas ressalta o aspecto negativo, sem oferecer soluções, e ignora o lado positivo do trabalho do profissional.

O passos para dar um Feedback?


 1 -  Como e quando?  É importante ficar atento ao momento e ao local adequado, lugares com outras pessoas que não estão envolvidas no processo e momentos de tensão devem ser evitados, pois para que seja mais válido não é bom que haja interrupções durante o processo. Use linguagem direta, sem rodeios não dê a volta ao mundo, além de tornar a situação ainda mais enfadonha ainda, pode gerar mais tensão desnecessária, anote suas constatações e comente por itens é o mais recomendado. Ressalte os pontos positivos antes de partir para as observações de melhoria (muita gente faz o contrário), isso é importante para que a pessoa não se prenda somente ao fato negativo a motivando para continuar a melhorar sempre seu trabalho, e o mais importante dê sempre as alternativas para que os resultados necessários sejam atingidos, não esqueça focar na tarefa, e não na pessoa.

2 -  Estipule tempo?   Não pode ser uma coisa demorada, seja claro e objetivo. Além disso, estipule tempo também para os próximos Feedbacks, não faça de ano em ano e sim todas as vezes que houver necessidade, seja quinzenal, mensal ou trimestral, não demore mais que isso, afinal as equipes não param quer seja no mundo organizacional ou educacional.

3-  Não faça comparações?   Ninguém gosta de ser comparado, ainda mais se for de forma negativa, apesar de ser algo natural do ser humano fazer comparações, dentro ou fora do mundo organizacional, comparamos o tempo todo, mas tome muito cuidado para que isso não ocorra no momento do Feedback afinal queremos resultados positivos e não o inverso.

4-  Tenha empatia?   Se coloque no lugar da pessoa que irá receber esse Feedback, não é fácil ainda mais se o trabalho se desenvolveu de forma ruim, meça suas palavras, seja cordial, fale de forma educada, calma, pausadamente, não fale de qualquer forma e principalmente, principalmente se tiver de falar na frente de todos.

5 -  Seja específico ?   Não  generalize , cada funcionário de um grupo tem o seu perfil e os seus erros, aponte exatamente o que está errado e o que deve fazer para melhorar, pois caso contrário a pessoa pode não entender o que de fato está acontecendo e aquele Feedback não trará nenhum retorno.

Bem é isso, espero que tenham gostado e aguardo o Feedback e até a próxima.

Klinger Duarte.

Comentários

Postagens mais visitadas