O desenvolvimento do Rito Adonhiramita no Brasil
O desenvolvimento do Rito Adonhiramita no Brasil
Dia 3 da
Série: O Diário de Adonhiram
Meus amados
irmãos,
A história
da Maçonaria Adonhiramita no Brasil é marcada por inúmeras cisões e
reorganizações que refletem as dinâmicas internas e as influências externas que
moldaram nossa tradição ao longo dos anos. Hoje, compartilho com vocês um
panorama detalhado dessas transformações, destacando os eventos cruciais que
impactaram o Rito Adonhiramita e a Maçonaria Brasileira como um todo.
O Surgimento Oficial do Rito Adonhiramita no Brasil
Alguns
autores acreditam na possibilidade de que as lojas “Reunião” (Grande Oriente da
Ilha da França: 1801-1805) e “Distintiva” (1812) tenham sido fundadas no Rito
Adonhiramita devido ao intercâmbio entre viajantes portugueses e franceses na
época, particularmente na cidade do Rio de Janeiro. Contudo, essa teoria carece
de provas documentais. O que podemos afirmar com certeza é que o rito foi
oficialmente instalado no Brasil em 15 de novembro de 1815, com a
fundação da Loja Maçônica "Comércio e Arte". Esta data é celebrada
como o "Dia da Maçonaria Adonhiramita".
As
atividades da Loja Comércio e Arte foram interrompidas em 30 de março de
1818, quando o Imperador D. João VI emitiu um Alvará Régio denominado
"Lesa Majestade", proibindo todas as sociedades secretas no
território luso brasileiro, independente de sua forma ou denominação. Este
decreto obrigou o cessamento das atividades maçônicas até que a proibição fosse
revogada.
A Retomada e Expansão do Rito (1821-1822)
A Loja
Comércio e Arte retomou suas atividades em 24 de junho de 1821, marcando
o início de uma nova era para o Rito Adonhiramita no Brasil. Em 17 de junho
de 1822, seguindo o modelo da Bahia, a Loja dividiu-se em três novas
entidades:
- Loja Maçônica Comércio e Artes na Idade
do Ouro
- Loja Maçônica União e Tranquilidade
- Loja Maçônica Esperança de Nictheroy
Essa
divisão resultou na formação do segundo Grande Oriente no Brasil, denominado "Grande
Oriente Brazileiro" (também conhecido como Brasílico ou Brasiliano),
com sede na Rua do Conde. No entanto, essa potência teve uma duração efêmera,
desmoronando apenas alguns meses após sua criação.
Os
primeiros rituais do Rito Adonhiramita no Brasil foram traduzidos em 1833,
e sua impressão foi homologada e autorizada em 1836, com a primeira
edição publicada pela Tipografia Astral. Essa tradução e publicação
consolidaram a presença do rito no cenário maçônico brasileiro, facilitando sua
disseminação e prática.
A Fundação da Oficina Chefe do Rito Adonhiramita
A Oficina
Chefe do Rito Adonhiramita nasceu dentro do Grande Oriente do Brasil do
Vale do Lavradio, uma potência instalada em 23 de novembro de 1831
pelo monarquista José Bonifácio. Esta potência governava os graus
simbólicos e filosóficos dos ritos Adonhiramita, Moderno e REAA (Rito Escocês
Antigo e Aceito).
Além desses
ritos, o Grande Oriente do Brasil reconhecia e praticava o Rito de Adoção,
instalando-se no solo brasileiro conforme relatado nos boletins informativos da
época. A mais renomada entre as lojas do Rito de Adoção Gobiana foi a Loja
União Escosseza.
Em 1822,
a Loja Comércio e Artes da Idade do Ouro, que estava inativa desde então,
retomou suas atividades no Rito Escocês Antigo e Aceito, filiando-se ao
Grande Oriente Brasileiro, também conhecido como Grande Oriente do Passeio,
fundado em 1830 e instalado em 24 de junho de 1831 pelo Senador Vergueiro.
Esta potência teve uma breve existência, desmoronando meses depois.
A primeira
Loja do Rito Adonhiramita fundada no Grande Oriente do Lavradio foi a Loja
Sabedoria e Beneficência, na cidade de Niterói, encerrando suas atividades
em 1850. Em 1839, surgiu a segunda loja do rito, denominada Firmeza
e União, no mesmo ano em que o Grande Oriente do Brasil instituiu o "Grande
Colégio dos Ritos Azuis", incluindo o Rito Adonhiramita.
Em 1854,
com a incorporação regular do Rito Escocês Antigo e Aceito ao GOB, o "Grande
Colégio dos Ritos Azuis" passou por uma transformação significativa.
Em 1855, foi criado o "Sublime Grande Capítulo dos Ritos
Azuis" (Ritos Moderno e Adonhiramita), que comporia colateralmente ao Supremo
Conselho do REAA. Esta entidade teve uma existência efêmera.
Meus amados irmãos, para não
ficar muito grande o texto, vou dividir em três partes o desenvolvimento da
maçonaria Adonhiramita no Brasil
Fraternalmente.
Klinger Duarte
Graça Aranha
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