O desenvolvimento do Rito Adonhiramita no Brasil




O desenvolvimento do Rito Adonhiramita no Brasil

Dia 3 da Série: O Diário de Adonhiram

Meus amados irmãos,

A história da Maçonaria Adonhiramita no Brasil é marcada por inúmeras cisões e reorganizações que refletem as dinâmicas internas e as influências externas que moldaram nossa tradição ao longo dos anos. Hoje, compartilho com vocês um panorama detalhado dessas transformações, destacando os eventos cruciais que impactaram o Rito Adonhiramita e a Maçonaria Brasileira como um todo.


O Surgimento Oficial do Rito Adonhiramita no Brasil

Alguns autores acreditam na possibilidade de que as lojas “Reunião” (Grande Oriente da Ilha da França: 1801-1805) e “Distintiva” (1812) tenham sido fundadas no Rito Adonhiramita devido ao intercâmbio entre viajantes portugueses e franceses na época, particularmente na cidade do Rio de Janeiro. Contudo, essa teoria carece de provas documentais. O que podemos afirmar com certeza é que o rito foi oficialmente instalado no Brasil em 15 de novembro de 1815, com a fundação da Loja Maçônica "Comércio e Arte". Esta data é celebrada como o "Dia da Maçonaria Adonhiramita".

As atividades da Loja Comércio e Arte foram interrompidas em 30 de março de 1818, quando o Imperador D. João VI emitiu um Alvará Régio denominado "Lesa Majestade", proibindo todas as sociedades secretas no território luso brasileiro, independente de sua forma ou denominação. Este decreto obrigou o cessamento das atividades maçônicas até que a proibição fosse revogada.


A Retomada e Expansão do Rito (1821-1822)

A Loja Comércio e Arte retomou suas atividades em 24 de junho de 1821, marcando o início de uma nova era para o Rito Adonhiramita no Brasil. Em 17 de junho de 1822, seguindo o modelo da Bahia, a Loja dividiu-se em três novas entidades:

  • Loja Maçônica Comércio e Artes na Idade do Ouro
  • Loja Maçônica União e Tranquilidade
  • Loja Maçônica Esperança de Nictheroy

Essa divisão resultou na formação do segundo Grande Oriente no Brasil, denominado "Grande Oriente Brazileiro" (também conhecido como Brasílico ou Brasiliano), com sede na Rua do Conde. No entanto, essa potência teve uma duração efêmera, desmoronando apenas alguns meses após sua criação.

Os primeiros rituais do Rito Adonhiramita no Brasil foram traduzidos em 1833, e sua impressão foi homologada e autorizada em 1836, com a primeira edição publicada pela Tipografia Astral. Essa tradução e publicação consolidaram a presença do rito no cenário maçônico brasileiro, facilitando sua disseminação e prática.


A Fundação da Oficina Chefe do Rito Adonhiramita

A Oficina Chefe do Rito Adonhiramita nasceu dentro do Grande Oriente do Brasil do Vale do Lavradio, uma potência instalada em 23 de novembro de 1831 pelo monarquista José Bonifácio. Esta potência governava os graus simbólicos e filosóficos dos ritos Adonhiramita, Moderno e REAA (Rito Escocês Antigo e Aceito).

Além desses ritos, o Grande Oriente do Brasil reconhecia e praticava o Rito de Adoção, instalando-se no solo brasileiro conforme relatado nos boletins informativos da época. A mais renomada entre as lojas do Rito de Adoção Gobiana foi a Loja União Escosseza.

Em 1822, a Loja Comércio e Artes da Idade do Ouro, que estava inativa desde então, retomou suas atividades no Rito Escocês Antigo e Aceito, filiando-se ao Grande Oriente Brasileiro, também conhecido como Grande Oriente do Passeio, fundado em 1830 e instalado em 24 de junho de 1831 pelo Senador Vergueiro. Esta potência teve uma breve existência, desmoronando meses depois.

A primeira Loja do Rito Adonhiramita fundada no Grande Oriente do Lavradio foi a Loja Sabedoria e Beneficência, na cidade de Niterói, encerrando suas atividades em 1850. Em 1839, surgiu a segunda loja do rito, denominada Firmeza e União, no mesmo ano em que o Grande Oriente do Brasil instituiu o "Grande Colégio dos Ritos Azuis", incluindo o Rito Adonhiramita.

Em 1854, com a incorporação regular do Rito Escocês Antigo e Aceito ao GOB, o "Grande Colégio dos Ritos Azuis" passou por uma transformação significativa. Em 1855, foi criado o "Sublime Grande Capítulo dos Ritos Azuis" (Ritos Moderno e Adonhiramita), que comporia colateralmente ao Supremo Conselho do REAA. Esta entidade teve uma existência efêmera.

 

Meus amados irmãos, para não ficar muito grande o texto, vou dividir em três partes o desenvolvimento da maçonaria Adonhiramita no Brasil

 

Fraternalmente.

Klinger Duarte

Graça Aranha


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