Quando o trabalho é em grupo
Sim! Enquanto você estiver
estudando (e espero que isso seja eterno) você fará trabalhos em grupos. Basta
que exista um professor e um punhado de alunos que o risco de um trabalho em
grupo aparecer é alto.
Não importa se você está no
ensino fundamental, médio, graduação, MBA, Mestrado, Doutorado... o trabalho em
grupo irá te encontrar
Quem já viu uma apresentação
minha sabe que eu possuo um apreço especial para a parte gráfica dos slides. Como ainda não tenho as virtudes
de
grandes mestres que conseguem palestrar durantes horas (e de forma brilhante)
sem uma única projeção utilizo (muitos) slides para praticamente todas as
aulas, palestras, apresentação de resultados. Sim, mas o objetivo desta
publicação não é tratar do visual gráfico da apresentação e sim do
comportamento e atitude dos componentes dos grupos.
Acredito
que (ao menos) uma das dicas abaixo podem ser úteis para tua próxima
apresentação em grupo na academia:
1. Vinte e cinco vezes bom dia!
Se você for o 3º do seu grupo a
falar não espere que respondam com animação ao seu bom dia (por mais simpático
que ele seja). Agora se 5 grupos já apresentaram. Cada uma das 5 pessoas que
apresentaram deram bom dia (25x) como você acha (do fundo do seu coração) que
estará o ânimo do público para responder ao teu cumprimento? Apenas o primeiro
componente do grupo deve dar as saudações. Os demais não.
2. Acessórios para Venda
Óculos de
sol na cabeça (desnecessário), chave para fora do bolso (não faça isso),
celular na mão (não não não), bolsa (neste momento não precisa). Por mais que você goste de seus
acessórios (e por mais estilosos que sejam) deixe eles com outras pessoas ou
guarde longe do palco. Pode ter certeza que um óculos de sol na cabeça não irá
trazer nenhum sentimento do bem nem do público nem dos avaliadores.
3. Tuas vivências
Seja
original. Independente
do tema, da dificuldade e do teu tempo de preparação: traga sempre afirmações
originais e nada melhor do que as tuas próprias experiências para invocar essa
originalidade na fala. Quer um exemplo? Na cidade onde nasci as ruas possuíam
uma particularidade. Na empresa onde atuei a regra era exatamente o contrário do
que diz o pensador. Crie uma cola do teu discurso contigo a ponto de um
necessitar do outro para que seja reexibido.
4. Se demonstre nervoso
Caso queira prender a atenção do
público é a melhor coisa a fazer. O público é um como um tubarão. Consegue sentir aquela gota de
sangue pairando em milhares de litros de água. Assuma uma postura quando
estiver apresentando que demonstre o menos possível seu nervosismo e se já está
nervoso antes de começar sua parte fique afastado. Longe dos holofotes.
5. O rei da papelada
Evite levar tuas anotações em
papel para o palco. Se for um discurso tudo bem, mas em trabalhos em grupos
isso não é comum. Levar anotações e aquela papelada passa uma impressão enorme
de despreparo e até você mudar essa imagem pode faltar tempo. Não leve nada. Se
prepare.
6. Mire na testa:
Tem
dificuldade de olhar nos olhos das pessoas? Ou ainda, consegue olhar
normalmente mas parece que desta vez ficou mais difícil? Mire na
testa. Mire na
testa do seu público, mas evite olhar para o teto diversas vezes ou para o
horizonte como um pensador da Grécia antiga. Você precisa da energia do público
para alavancar sua apresentação, sem contato isso irá dificultar.
7. Mais alegria
É
possível finalizar com uma mensagem de esperança e alegria? Então faça isso. Sei que dependendo
da apresentação isso pode ser mais difícil, mas em um trabalho acadêmico você
terá 99% de oportunidade de deixar o palco com uma mensagem que faça ou as
pessoas rirem (aquela gargalhada de galpão) ou pelo menos um sorrisinho leve no
canto da boca. Isso é bom. Uma apresentação pode ser bem humorada e séria.
8. Ssssssssss.... silêncio aí no
fundo
Respeito!
Se na sua
turma existem vários grupos, pode ter certeza que as equipes seguirão se
preparando no próprio ambiente e isso irá gerar ruído. Se você está na platéia
(parece óbvio, mas...) respeite quem está apresentando. Se você será o próximo
a apresentar e está percebendo o ruído prepare aquele vídeo especial e coloque
o som lá nas alturas. No retorno faça uma pergunta provocadora e permita aquele
silêncio que beira a perturbação. Se tudo isso não funcionar: uso o microfone.
Não tem microfone? Espalhe seu grupo pela sala e faça interações com eles.
"O Marcos que está lá no fundo tem um bom exemplo pra isso! Não é
Marcos?!"
9. Fase 1, Fase 2, Fase 3
O tempo é algo precioso.
Importante demais para você não dar valor. Crie a expectativa para o público
sinalizando o tempo previsto para sua apresentação. Divida o
trabalho em Fases. No mííínimo em 2, mas eu sugiro 4 ou 5. Faça uma marca no slide ou
combine entre vocês. O importante é bater as metas de cada fase para garantir o
tempo total no final. Não lance um míssil apenas com as coordenadas do
lançamento. Você e seu grupo precisam lançar um míssil com tecnologia de ajuste
conforme as condições do tempo. Meça. Ajuste. Acabe no tempo.
10. Mestre de Cerimônias (MC)
Sabe
aquele colega que domina todo o assunto do trabalho? Sim. Aquele que normalmente foi
quem persuadiu a todos a falarem sobre aquele tema e daquela forma. Muito bem,
este deve ser o seu Mestre de Cerimônias. O que faz o MC na apresentação do
trabalho? Irá fazer os cumprimentos (bom dia, boa tarde, boa noite),
apresentará o grupo e - o mais importante - irá deixar a bola quicando sempre
para o próximo apresentador. Se você conseguir colocar um MC em seu grupo ele
poderá colocar um elemento que é fundamental: cadência.
11. Pega a Metralhadora e Traaaa
Você conhece o que está escrito
no seu slide, mas - te garanto - que quem está vendo este precioso elemento
gráfico pela primeira vez precisa de algum tempo para entendê-lo. Se for ler:
leia com calma. Com entonação, mas com leveza. O melhor
é não ler nada, mas se tua decisão for ler faça bem feito.
12. Um passo a frente
Já presenciei um grupo de
Professores apresentando onde era visível que um deles não estava tranquilo e
demonstrava isso em pé na frente de dezenas de pessoas. Quando
for apresentar você precisar dar um show. Quando estiver esperando você deve ou passar em
branco ou fazer com que sua presença motive o apresentador e o público. Se não
estiver no seu melhor dia fique afastado e apareça somente na hora do show.
13. Gracias, Merci, Arigato
Palestras
fantásticas que não acabam bem podem ficar sem aplausos (ou com menos do que
deveriam) porque o apresentador não soube a hora certa de parar ou quando parou
o público ficou na dúvida se vinha mais coisas. Coloque um slide que sinalize o término da
apresentação (se possível deixe isso incorporado na apresentação como slide
5/23 ou 20% concluído e assim por diante). Codifique sua mensagem final e
aguarde a reação do público. Quem se prepara e faz o trabalho com paixão
certamente será agraciado com aplausos.
Se você conhece
outras técnicas ou dicas me passe que gostaria de conhecer. Se conhece algum
amigo que precisa dar uma melhorada nesta virtude compartilhe com ele. Mal eu
te garanto que não irá fazer.
Arthur Heineck, PMP
Comentários
Postar um comentário