Quando o trabalho é em grupo

Sim! Enquanto você estiver estudando (e espero que isso seja eterno) você fará trabalhos em grupos. Basta que exista um professor e um punhado de alunos que o risco de um trabalho em grupo aparecer é alto.


Não importa se você está no ensino fundamental, médio, graduação, MBA, Mestrado, Doutorado... o trabalho em grupo irá te encontrar


Quem já viu uma apresentação minha sabe que eu possuo um apreço especial para a parte gráfica dos slides. Como ainda não tenho as virtudes de grandes mestres que conseguem palestrar durantes horas (e de forma brilhante) sem uma única projeção utilizo (muitos) slides para praticamente todas as aulas, palestras, apresentação de resultados. Sim, mas o objetivo desta publicação não é tratar do visual gráfico da apresentação e sim do comportamento e atitude dos componentes dos grupos.



Acredito que (ao menos) uma das dicas abaixo podem ser úteis para tua próxima apresentação em grupo na academia:





1. Vinte e cinco vezes bom dia!

Se você for o 3º do seu grupo a falar não espere que respondam com animação ao seu bom dia (por mais simpático que ele seja). Agora se 5 grupos já apresentaram. Cada uma das 5 pessoas que apresentaram deram bom dia (25x) como você acha (do fundo do seu coração) que estará o ânimo do público para responder ao teu cumprimento? Apenas o primeiro componente do grupo deve dar as saudações. Os demais não.




2. Acessórios para Venda

Óculos de sol na cabeça (desnecessário), chave para fora do bolso (não faça isso), celular na mão (não não não), bolsa (neste momento não precisa). Por mais que você goste de seus acessórios (e por mais estilosos que sejam) deixe eles com outras pessoas ou guarde longe do palco. Pode ter certeza que um óculos de sol na cabeça não irá trazer nenhum sentimento do bem nem do público nem dos avaliadores.







3. Tuas vivências

Seja original. Independente do tema, da dificuldade e do teu tempo de preparação: traga sempre afirmações originais e nada melhor do que as tuas próprias experiências para invocar essa originalidade na fala. Quer um exemplo? Na cidade onde nasci as ruas possuíam uma particularidade. Na empresa onde atuei a regra era exatamente o contrário do que diz o pensador. Crie uma cola do teu discurso contigo a ponto de um necessitar do outro para que seja reexibido.




4. Se demonstre nervoso

Caso queira prender a atenção do público é a melhor coisa a fazer. O público é um como um tubarão. Consegue sentir aquela gota de sangue pairando em milhares de litros de água. Assuma uma postura quando estiver apresentando que demonstre o menos possível seu nervosismo e se já está nervoso antes de começar sua parte fique afastado. Longe dos holofotes.




5. O rei da papelada

Evite levar tuas anotações em papel para o palco. Se for um discurso tudo bem, mas em trabalhos em grupos isso não é comum. Levar anotações e aquela papelada passa uma impressão enorme de despreparo e até você mudar essa imagem pode faltar tempo. Não leve nada. Se prepare.





6. Mire na testa:

Tem dificuldade de olhar nos olhos das pessoas? Ou ainda, consegue olhar normalmente mas parece que desta vez ficou mais difícil? Mire na testa. Mire na testa do seu público, mas evite olhar para o teto diversas vezes ou para o horizonte como um pensador da Grécia antiga. Você precisa da energia do público para alavancar sua apresentação, sem contato isso irá dificultar.




7. Mais alegria

É possível finalizar com uma mensagem de esperança e alegria? Então faça isso. Sei que dependendo da apresentação isso pode ser mais difícil, mas em um trabalho acadêmico você terá 99% de oportunidade de deixar o palco com uma mensagem que faça ou as pessoas rirem (aquela gargalhada de galpão) ou pelo menos um sorrisinho leve no canto da boca. Isso é bom. Uma apresentação pode ser bem humorada e séria.




8. Ssssssssss.... silêncio aí no fundo

Respeito! Se na sua turma existem vários grupos, pode ter certeza que as equipes seguirão se preparando no próprio ambiente e isso irá gerar ruído. Se você está na platéia (parece óbvio, mas...) respeite quem está apresentando. Se você será o próximo a apresentar e está percebendo o ruído prepare aquele vídeo especial e coloque o som lá nas alturas. No retorno faça uma pergunta provocadora e permita aquele silêncio que beira a perturbação. Se tudo isso não funcionar: uso o microfone. Não tem microfone? Espalhe seu grupo pela sala e faça interações com eles. "O Marcos que está lá no fundo tem um bom exemplo pra isso! Não é Marcos?!"






9. Fase 1, Fase 2, Fase 3

O tempo é algo precioso. Importante demais para você não dar valor. Crie a expectativa para o público sinalizando o tempo previsto para sua apresentação. Divida o trabalho em Fases. No mííínimo em 2, mas eu sugiro 4 ou 5. Faça uma marca no slide ou combine entre vocês. O importante é bater as metas de cada fase para garantir o tempo total no final. Não lance um míssil apenas com as coordenadas do lançamento. Você e seu grupo precisam lançar um míssil com tecnologia de ajuste conforme as condições do tempo. Meça. Ajuste. Acabe no tempo.






10. Mestre de Cerimônias (MC)

Sabe aquele colega que domina todo o assunto do trabalho? Sim. Aquele que normalmente foi quem persuadiu a todos a falarem sobre aquele tema e daquela forma. Muito bem, este deve ser o seu Mestre de Cerimônias. O que faz o MC na apresentação do trabalho? Irá fazer os cumprimentos (bom dia, boa tarde, boa noite), apresentará o grupo e - o mais importante - irá deixar a bola quicando sempre para o próximo apresentador. Se você conseguir colocar um MC em seu grupo ele poderá colocar um elemento que é fundamental: cadência.








11. Pega a Metralhadora e Traaaa

Você conhece o que está escrito no seu slide, mas - te garanto - que quem está vendo este precioso elemento gráfico pela primeira vez precisa de algum tempo para entendê-lo. Se for ler: leia com calma. Com entonação, mas com leveza. O melhor é não ler nada, mas se tua decisão for ler faça bem feito.







12. Um passo a frente

Já presenciei um grupo de Professores apresentando onde era visível que um deles não estava tranquilo e demonstrava isso em pé na frente de dezenas de pessoas. Quando for apresentar você precisar dar um show. Quando estiver esperando você deve ou passar em branco ou fazer com que sua presença motive o apresentador e o público. Se não estiver no seu melhor dia fique afastado e apareça somente na hora do show.







13. Gracias, Merci, Arigato

Palestras fantásticas que não acabam bem podem ficar sem aplausos (ou com menos do que deveriam) porque o apresentador não soube a hora certa de parar ou quando parou o público ficou na dúvida se vinha mais coisas. Coloque um slide que sinalize o término da apresentação (se possível deixe isso incorporado na apresentação como slide 5/23 ou 20% concluído e assim por diante). Codifique sua mensagem final e aguarde a reação do público. Quem se prepara e faz o trabalho com paixão certamente será agraciado com aplausos.


Se você conhece outras técnicas ou dicas me passe que gostaria de conhecer. Se conhece algum amigo que precisa dar uma melhorada nesta virtude compartilhe com ele. Mal eu te garanto que não irá fazer.

Arthur Heineck, PMP

Comentários

Postagens mais visitadas