Matemática não é um bicho de sete cabeças .





Trabalhando no ensino superior percebo algumas dificuldades dos alunos em desenvolver problemas as vezes simples do cotidiano e sempre pergunto as turmas, qual a disciplina mais difícil que tiveram de estudar em sua vida? E a maioria esmagadora responde sem pestanejar:

   Matemática!

  Sendo que na maioria dos casos vem acompanhado de um:


  Eu detesto matemática!!!!



Diante dessa dificuldade convidei a Prof.ª Roseane Mendes que já atua nessa arte do ensino da matemática a mais de 20 anos para falar um pouco esse tema:




No decorrer de minha vida profissional, nos mais diferentes lugares e níveis, seja ensinando Matemática para o ensino médio,  Ensino Superior com Cálculo Integral, ou em aula particulares, várias vezes constatei este fato:
Os alunos chegam ao curso inseguros e não entendem por que têm de estudar conteúdos “tão difíceis”.



Acredito que as dificuldades que os estudantes apresentam, em relação à Matemática, decorrem, de uma falta de orientação no início de sua vida escolar, quando são submetidos às dificuldades decorrentes da necessidade de fazer abstrações sem conhecer o objetivo e a natureza desse tipo de exercício mental, promovendo o distanciamento entre a teoria e a prática cotidiana, que aumenta com o passar do tempo influenciado pelo nível de complexidade que vai aumentando com o passar dos anos.
Costumo perguntar a meus alunos: “Você já utilizou seu conhecimento matemático, hoje?”





E é frequente ouvir que “Não, não uso isso aqui pra nada, nem sei para que serve”.
Então percebemos que não é bem assim, pois quando você sai de casa para ir a à escola, como foi que você decidiu se iria a pé, ônibus ou Uber?

Sem perceber ele não analisa as varáveis que representa essa simples ação, que vai desde a distância percorrida, o tempo gasto, o valor gasto, e todos esses raciocínios d dependem de lógica, e cálculos matemáticos, e então pergunto novamente? Realmente você não utiliza matemática no seu sai a dia?

Normalmente se associa que a matemática só está presente no desenho do arquiteto ou no projeto do engenheiro, e não é assim o pensamento matemático está igualmente presente na estrutura de uma argumentação oral ou de um texto escrito, pois sem lógica esses não se sustentariam, o uso de questões mais elaboradas e a problematização presentes em concursos hoje é uma prova disso.



Então para vencer o medo ou até mesmo o pavor diante dessa disciplina, cabe a nós, professores, vencer essa barreira, mostrando e demonstrando sua importância, beleza e o potencial que ele pode atingir diante desse conhecimento extraordinário.



                                                   PROF.ª ROSEANE MENDES 

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