Matemática não é um bicho de sete cabeças .
Trabalhando no ensino superior percebo algumas dificuldades dos alunos em desenvolver
problemas as vezes simples do cotidiano e sempre pergunto as turmas, qual a
disciplina mais difícil que tiveram de estudar em sua vida? E a maioria
esmagadora responde sem pestanejar:
Matemática!
Sendo que na maioria dos casos vem acompanhado de um:
Eu detesto matemática!!!!
Diante dessa dificuldade convidei a Prof.ª Roseane Mendes que já atua nessa arte do ensino da matemática
a mais de 20 anos para falar um pouco esse tema:
No decorrer de minha vida profissional, nos mais diferentes
lugares e níveis, seja ensinando Matemática para o ensino médio, Ensino Superior com Cálculo Integral, ou em
aula particulares, várias vezes constatei este fato:
Os
alunos chegam ao curso inseguros e não entendem por que têm de estudar
conteúdos “tão difíceis”.
Acredito que as dificuldades que os estudantes apresentam, em
relação à Matemática, decorrem, de uma falta de orientação no início de sua
vida escolar, quando são submetidos às dificuldades decorrentes da necessidade
de fazer abstrações sem conhecer o objetivo e a natureza desse tipo de
exercício mental, promovendo o distanciamento entre a teoria e a prática
cotidiana, que aumenta com o passar do tempo influenciado pelo nível de
complexidade que vai aumentando com o passar dos anos.
Costumo
perguntar a meus alunos: “Você já utilizou seu conhecimento matemático, hoje?”
E
é frequente ouvir que “Não, não uso isso aqui pra nada, nem sei para que
serve”.
Então
percebemos que não é bem assim, pois quando você sai de casa para ir a à escola,
como foi que você decidiu se iria a pé, ônibus ou Uber?
Sem
perceber ele não analisa as varáveis que representa essa simples
ação, que vai desde a distância percorrida, o tempo gasto, o valor gasto, e
todos esses raciocínios d dependem de lógica, e cálculos matemáticos, e então
pergunto novamente? Realmente você não utiliza matemática no seu sai a dia?
Normalmente
se associa que a matemática só está presente no desenho do arquiteto ou no
projeto do engenheiro, e não é assim o pensamento matemático está igualmente
presente na estrutura de uma argumentação oral ou de um texto escrito, pois sem
lógica esses não se sustentariam, o uso de questões mais elaboradas e a
problematização presentes em concursos hoje é uma prova disso.
Então para vencer o medo ou até mesmo o pavor diante dessa
disciplina, cabe a nós, professores, vencer essa barreira, mostrando e
demonstrando sua importância, beleza e o potencial que ele pode atingir diante
desse conhecimento extraordinário.
PROF.ª ROSEANE MENDES
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