O Bom Gestor.
Um dos grandes desafios de uma organização é realmente a Gestão, pois tudo que ocorra de positivo ou negativo vem desse ponto, levando em consideração Planeamento Estratégico que da a visão global, com os objetivos genéricos, o Planejamento Tático onde esses objetivos ganham corpo, os gerentes desenvolvem os planos de execução e finalmente teremos o Planejamento Operacional, onde essas ideias são colocadas em prática é definido que irá trabalhar em que e como.
Mas
quando não se sabe quem faz, quem manda e o que manda?
Então
perguntamos:
O que é
gestão?
Gerir
envolve uma gama de habilidades como planejar, organizar, dirigir, comunicar,
motivar e controlar. Estas habilidades são essenciais para que o gestor alcance
os objetivos da organização. A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um
fator determinante para sua prosperidade e exige preparo, conhecimento e
habilidades dos líderes para atuar inclusive em situações adversas.
Qual o
papel do gestor?
O gestor
precisa estar apto a perceber, refletir, criticar, ensinar, decidir e agir em
condições totalmente adversas. Ele deve possuir conhecimentos de Marketing,
dominar práticas de Gerenciamento de Projetos, transformar a Tecnologia da
Informação em uma ferramenta de crescimento dos negócios, entender sobre a
cultura organizacional e analisar as oportunidades, dentre outras competências
para a construção de uma gestão bem estruturada.
Qual significado de Dirigir?
Conjunto de atividades relacionada a diversas áreas
com intuito de conduzir, guiar, conduzir, governar, reger, ministrar etc.
Qual
significado de Digerir?
É transformar alimentos orgânicos depois de ingeridos pela boca e que
passam pelo sistema digestivo, em compostos menores hidrossolúveis e
absorvíveis.
Digerir? Isso mesmo você não leu errado isso acontece quando o Gestor não consegue dirigir de forma correta a organização ele passar a literalmente digeri-la, consumindo ativos, patrimônio, lucros, estoques, bons funcionários, simplesmente começam a desaparecer pois passam a ser utilizados das formas mais erradas possíveis e após a digestão disso tudo assim como ocorre no sistema digestivo, absorve tudo aquilo de há de melhor e como resultado sobra apenas o material que não pode ser aproveitado, que é chamado de "excremento".
O bom
gestor é um líder que sabe combinar os interesses da empresa com um bom
tratamento para seus colaboradores, tem o objetivo de administrar equipes e
ter o espírito de trabalho em grupo sempre buscando pela excelência
unindo e verificando todas as atividades executadas diariamente, quando
esse profissional é capacitado para administrar as rotinas de trabalho,
situações adversas do dia a dia, a organização estará sempre um passo à frente
das concorrentes de mercado e criando um ambiente empresarial agradável tanto
para seus colaboradores quanto para seus clientes.
O bom gestor é importante porque ele reflete as
ideologias e a posturas da organização na forma como desenvolve o seu trabalho.
Esse profissional pode determinar o futuro de uma empresa e, por isso, deve
contar com toda a qualificação possível para buscar uma gestão de valor e os
melhores resultados no âmbito corporativo.
E então sua organização tem um Gestor que Dirige ou
Digeri a sua organização?
Comentários
Postar um comentário