Estratégia do Oceano Azul
Hoje estou lançando um novo espaço no Blog, a sessão de livros, onde estarei fazendo indicação de livros que dos quais eu li, gostei e que me ajudaram e que talvez também possam fazer diferença em suas vidas.
Começando por um livro que já li a alguns anos, mais que fez uma diferença significativa na maneira de como via as coisas, ele me fez repensar os negócios e entender novas opções e ações estratégicas antes não levantadas, confesso já nem recordava mais, e felizmente essa semana a Saraiva.com, me enviou um e-mail que esta ofertando uma versão estendida desse livro, achei interessante divulgar para que ainda não o conhece, no final do post irei colocar o link.
Então vamos ao livro:
Os autores deste livro, que já é considerado um Best-Seller são a norte-americana Renée Mauborgne e o coreano W. Chan Kim, ambos professores da INSEAD – The Business School for the World, esse instituto é conhecido por ter o que muitos consideram ser o melhor programa de MBA do mundo, que resolveram unir ideias em comum o que resultou de um apanhado de 10 anos de pesquisa realizadas em mais de 150 empresas de diversos seguimentos.
Para aqueles que pensam que o livro possa ser de biologia marinha, de todo não estão errados afinal eles traçam uma analogia entre o OCEANO AZUL, que se pode nadar livremente e é composto por empresas que deixam o preço de lado e se concentram em oferecer valores, em uma proposta de negócios totalmente modificada que não precisa uma nova ideia mirabolante e o OCEANO VERMELHO,em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes (a guerra é cruel) e é composto por empresas que preferem brigar pelos mesmos clientes em uma guerra de preços sem fim.
Basicamente é trabalhada a ideia de dar murro é ponta de faca, da qual não adianta querer brigar diretamente com concorrentes muitas das vezes muitos maiores que você, apenas mudando o preço dos produtos, pois uma hora ou outra um vai quebrar ou até mesmo os dois pois não irão conseguir arcar com os custos de um valor de vendas abaixo do esperado.
Então eles citam alguns exemplos de empresas que conseguiram de destacar através dessas técnicas, não só modificando a sua produção, mais também tornando líderes de mercado e até servindo de referencia.
1 Circo de Soleil: Ao meu ver esse é o maior exemplo de todos pois inventou um novo tipo de espetáculo,que se tornou conhecido no mundo todo, tornando-se uma empresa altamente lucrativa da qual artistas do mundo todo querem fazer parte, ficando em um ponto que não tem comparação em relação aos maiores circos do mundo e esta sempre se renovando.
2 Apple Num mundo onde ainda estavam todos preocupados produção em massa de DVDs e CD players a Apple resolve fazer diferente por meio de seu revolucionário iPod conseguiu que 60% da indústria de reprodutores de música digital, no mundo, facilitando a vida de quem vendia e de quem consumia.
3. Ford: Não há como não falar da Ford, que apresentou o modelo T, em 1908 à metade do preço dos automóveis existentes, o primeiro veiculo a ter produção manufaturada, seguindo o modelo de esteira e com uma das maiores facilidades ao usuário, qualquer um era capaz de dirigi-lo ou consertá-lo, sem precisar ser exímio motorista ou mecânico.
No livro tem muitas mais casos, vale a pena conferir cada um.
Enfim ensina a trabalhar setores alternativos, a trabalhar as estratégias dentro dos setores, analisar a cadeia de compradores, implementar ofertas de produtos e serviços complementares, incentivar os apelos funcionais e emocionais dos compradores. Isso tudo para pode comparar sua empresa com os concorrentes e verificar o
que deve ser alterado, sair a campo para explorar e observar
vantagens e que fatores se devem eliminar, criar ou mudar, para então construir uma matriz de avaliação
de valor com base no que viu e pedir feedback de clientes,
clientes de concorrentes e não-clientes, para então descobrir qual melhor estratégia utilizar.
Bem essa é a ideia central do livro e espero que gostem, em breve estarei comentando outro livro.
Podem encontrar em :
http://www.saraiva.com.br/a-estrategia-do-oceano-azul-como-criar-novos-mercados-e-tornar-a-concorrencia-irrelevante-2-ed-2016-9384460.html
Interessante! Por isso não devemos julgar o livro pela capa. Um bom livro sempre merece ser divulgado. A troca de preço por valores...Já indica um novo caminho para o sucesso.
ResponderExcluirParabéns, excelente iniciativa !!!!
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